domingo, 6 de novembro de 2011

Beira Baixa - 1964 - Fevereiro

02 de Fevereiro
Brilhante lição proferida pelo Dr.
Frade Correia na sessão inaugural do Curso de Estudos Ultramarinos.
.
02 de Fevereiro
Uma estudante do Magistério Primário num Colóquio Vicentino, em França.
A distinta aluna do 2ºano da Escola do Magistério Primário desta cidade, menina
Maria Margarida Silva Frade Correia, vai tomar parte num Colóquio da Conferência Vicentina, que se realiza em Bordéus, no próximo dia 7 de Março, acedendo assim ao honroso convite com que as Conferências de S.Vicente de Paulo a distinguiram.

Beira Baixa - 1964 - Janeiro

05 de Janeiro
Distribuição de pelouros a nova vereação da Câmara Municipal
Na primeira reunião da Câmara Municipal, realizada na última 4ªfeira, sob a presidência do Sr.
António Oliveira Liberato e presentes todos os vereadores, à excepção do Sr. Dr. José Vasco Mendes de Matos, procedeu-se à divisão dos pelouros pelos vereadores Sr. Artur Domingos Ribeiro, António Ribeiro Russinho, Dr. José Vasco Mendes de Matos, José Duarte Marques Vilela, Domingos dos Santos Pio e Dr. João Frade Correia.
.
26 de Janeiro
A Mocidade Portuguesa e o Ultramar (com foto)
O Dr.
Frade Correia foi empossado no cargo de Director do Núcleo de Estudos Ultramarinos, da Casa da Mocidade
.

Beira Baixa - 1963 - Dezembro

08 de Dezembro
Foi reconduzida a actual vereação da Câmara Municipal de Castelo Branco
“Eleitos os novos secretários Sr. Dr.
Francisco José Palmeiro e Fernando José Dias, procedeu-se à eleição da nova vereação para o quadriénio 1964/67, tendo sido reconduzida a actual, assim constituída:
António Ribeiro Russinho, agente técnico de engenharia,
Artur Domingos Ribeiro, comerciante,
Domingos dos Santos Pio, industrial,
Dr.
João Folgado Frade Correia, professor do ensino secundário,
José Marques Vilela, comerciante, e
Dr.
José Vasco Mendes de Matos, advogado,
.
Como substitutos foram eleitos:
Abílio Neves Tavares, industrial,
Dr. José Augusto Neves Pacheco, advogado,
José Maria Valente, engenheiro agrónomo,
Dr.
Júlio de Oliveira Rebelo, médico veterinário,
Manuel Crespo, oficial do exército e
Manuel da Silva, comerciante.



Beira Baixa - Julho - 1963

21/ Julho
Intervenção do Dr.
Frade Correia
na sessão semanal do Município.
“O Sr. Dr. Frade Correia pediu a palavra, a fim de chamar a atenção do Município, para a necessidade premente que há em conseguir-se terrenos
para a montagem de novas indústrias, em Castelo Branco, bem como de terrenos destinados à construção de casas para classes pobres, dado que existem certas instituições, como por exemplo a Conferência de São Vicente de Paulo, interessadas em levar a cabo essa realização.
.
28/ Julho
Durante a reunião semanal do Município, realizada no passado dia 27, sob a presidência do Sr. Prof.
António Liberato de Oliveira e com a presença dos Sr. José Paiva Morão, Vice-Presidente, e dos vereadores Sr.Dr. Vasco Mendes de Matos, José Vilela, Domingos dos Santos Pio e Dr. João Frade Correia, foram tratados, entre outros, os seguintes assuntos:
a) tomar conhecimento de um pedido do Sr. Juiz Ajudante do Procurador da República, solicitando
palha para as enxergas dos reclusos da Cadeia Comarcã.
b) Autorizar o Sport Benfica e Castelo Branco a proceder à
electrificação do Estádio Municipal, através do fundo do totobola, a fim de ali poderem realizar treinos nocturnos

Beira Baixa - Maio -1963


19/ Maio
Palavras do novo vereador Sr.Dr.
Frade Correia
Afirmou que, depois de muitos, anos voltara àquela Câmara, dominado pelo mesmo ideal de sempre, trazendo somente a mais, a experiência de vida e dos homens e, bem assim, uma maior compreensão pelas necessidades e aspirações da nossa cidade.


26/ Maio
Reunião Semanal do Município
“O sr. Dr. Mendes de Matos pediu em seguida para usar a palavra, começando por saudar o novo vereador sr.Dr.Frade Correia, após o que disse ser de todo o interesse que a Câmara auxilie,
através de subsídio anual, os cursos de Educação Física recentemente criados pelo Sport Benfica e Castelo Branco. Esse subsídio, disse mais adiante o referido vereador, seria concedido através de proposta da Direcção Escolar do Distrito, por duas classes de ginástica a frequentar por 25 alunos cada e cujos pais fossem economicamente débeis. Propunha pois, um subsídio mensal de mil escudos para esse fim.
A proposta do Dr.
Vasco Mendes de Matos mereceu a inteira concordância de toda a vereação, pelo que foi aprovada, dado que o Município dispunha de verba para esse fim.
Por último, usou da palavra o Sr.Dr.
Frade Correia que agradeceu as referências que lhe haviam sido dirigidas pelo Sr.Dr.Mendes de Matos (José Vasco) após o que se referiu a um artigo publicado no nosso prezado colega “Jornal do Fundão”, sobre turismo na Beira Baixa, nomeadamente na Serra da Gardunha, dando-lhe o seu inteiro apoio.


Beira Baixa - 1962 - Agosto

05/Agosto/62

Acaba de aparecer
O livro de poesia de
João Frade Correia
“Este Sol do Meu País”
Depositária e distribuidora
Livraria Narciso
Castelo Branco
Tel.858”


Beira Baixa - 1961 - Novembro

Campanha eleitoral
Sessão de propaganda da
União Nacional, em Castelo Branco.
Presidiu à Sessão o Dr.
Simplício Barreto Magro, presidente distrital da UN, pelo Círculo de Castelo Branco, ladeado à direita pelo Sr. Dr. Frade Correia, presidente da Comissão Concelhia da UN, de Castelo Branco e candidatos da UN, Drs. Franco Falcão, Carlos Coelho e Martins da Cruz e, à esquerda, pelos Srs. Conde de Idanha-a-Velha e Dr. Luís Alçada, respectivamente Presidente da Comissão Concelhia da UN de Penamacor e Covilhã, Profª. Dr.ª Emília Romão Esteves, Dr. Augusto Beirão, Eng. Gabriel Gonçalves e Prof. Silva Mendes da Comissão Distrital da UN.

Beira Baixa - 1961 - Junho

18 de Junho
3ªRomagem
O
terceiro e último dia da Romagem culminou com o descerramento de uma lápide de homenagem ao poeta albicastrense João Roíz de Castelo Branco na qual se encontra gravado a letra de ouro a tão célebre “Cantiga partindo-se”.
Antes do descerramento, a Sr.ª D.
Maria de Lourdes Amaral proferiu uma brilhantíssima palestra sobre a personalidade e obra de João Roiz de Castelo Branco seguindo-se a declamação de poemas de homenagem ao Poeta do cancioneiro, escritos por Liberto Cruz, Hugo Correia Pardal, José Correia Tavares, Frade Correia, José Vieira Lopes, Sebastião Morão Correia e Américo Dias Bento, respectivamente recitados pelos alunos Maria Lúcia Braga Dias, Maria Otília Mingote, Rui Antonino, Maria José Morão Carrega, Raul Louro e Maria Margarida Milheiro.

30 de Junho
Falecimento
Francisco da Silva Quilhó
Com 73 anos, faleceu no passado dia 24 de madrugada, o Sr. Francisco da Silva Quilhó que há muito se encontrava retido no leito.
Era pai das Sras. D. Margarida Frade Correia, D. Maria de La Salette Carrega, António de Campos Quilhó e sogro dos Srs. Dr. Frade Correia e João Marçal Carrega.
.




Sem comentários: