SEIVA
ANO V Nº2 Janeiro/Fevereiro/Março
1959
TENTATIVAS DE RENOVAÇÃO DA ESCOLA TRADICIONAL
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
ESCOLA TRADICIONAL — ALGUMAS CARACTERÍSTICAS
1 — O verbalismo
2 — Moldes rígidos dos programas
3 — Atmosfera demasiado artificial e passiva
4 — É prejudicial na evolução da personalidade da criança
5 — Intolerância
6 — Perda de tempo
7 — É arbitrário
8— Origina a Angústia da Criança
NECESSIDADE DE RENOVAR A ESCOLA TRADICIONAL
CONCLUSÕES
INTRODUÇÃO
«Em face de problemas novos, temos de criar novos métodos de actuação» disse, há pouco tempo ainda, o Sr. Spaak, numa entrevista que concedeu aos nossos jornalistas, quando da sua visita a Portugal. O problema não se põe somente em questões de política ou de estratégia militar. Põe-se igualmente no campo do ensino e da educação em todos os países. Está sobejamente demonstrado que a escola tradicional precisa de modificar muitos dos seus métodos. Os ensaios devem fazer-se lentamente, embora com persistência e segurança. A questão não está em copiar o que os outros fazem, mas sim o que os outros fazem de melhor. Naturalmente devemos ter em conta vários factores, entre os quais avulta o económico. O método que há cerca de um ano estamos pondo em prática — e que pode ser utilizado em qualquer escola — não traz encargos para ninguém porque o próprio aluno pode ir fazendo, com a colaboração do professor, o material de que necessita.
Se o médico, hoje, não utiliza os mesmos processos terapêuticos que usavam os seus colegas há vinte, trinta ou cem anos, por que motivo há-de o professor usar os métodos de ensino empregados há mais de um século?
Pode admitir-se que todas as técnicas tenham evoluído e que os métodos de ensino permaneçam os mesmos? Sejamos, acima de tudo, espíritos compreensivos e justos, abertos às grandes verdades da vida e confessemos lealmente que muito é preciso fazer para reformar a escola tradicional. Não interessa apenas ensinar; interessa ensinar bem e de harmonia com os métodos que estejam mais de acordo com a maneira de ser da criança. Não interessa formar apenas, mas formar no verdadeiro sentido da palavra: uma formação completa que abranja o homem em todas a suas dimensões.
As técnicas quando mal usadas podem ser tão prejudiciais ao ensino como permanecer-se numa atitude de passividade ou de ignorância em face de técnicas justas e humanas, que, renovando a escola, elevam e engrandecem o aluno. Fecharmos os olhos às realidades da vida psicológica do aluno equivale a permanecermos na rotina e não acompanharmos a evolução que no campo da psicologia, da pedagogia e da didáctica se tem operado nos últimos anos e em quase todos os países.
Muita gente descrê dos resultados dos novos métodos de ensino. Não admira porque também durante muitos anos, em muitas aldeias, se teve mais fé na eficácia do tratamento do barbeiro do que do médico. Não há dúvida de que o emprego do método da escola tradicional é mais cómodo e obriga a um menor esforço de raciocínio!
Outros, porque muitos métodos da escola nova foram postos em prática por pedagogos não cristãos, estão convencidos de que são na sua essência contrários ao nosso ensino e à tradicional educação do povo português. Puro engano. Se o método tem muita importância, maior importada tem o educador que o utiliza e o caminho de que se serve para atingir a dupla finalidade da escola.
Desejo, sinceramente, que Portugal se reencontre no convívio com as suas originais fontes de engrandecimento. Compreendo, vivo e sofro pela ruptura dos nossos tempos, como exulto de alegria por ver que o nosso País há muito pretende um regresso ao passado, não para ficar a viver nele saudosamente, mas para desse passado arrancar as grandes linhas directivas do futuro. Mas em nada o nosso ensino perde com a aplicação dos métodos activos, não para serem utilizados totalmente, segundo as directivas deste
ou daquele pedagogo mais ousado, mas para se adaptarem à nossa escola repletas de verdadeiro e elevado conteúdo espiritual.
Julgamos que assim pensa o Sr. Prof. Leite Pinto, Ministro da Educação Nacional, porque em 29 de Novembro findo, afirmou em Coimbra: «Ao proclamar o primado axiológico da educação, não podemos esquecer que os valores se impõem por si nas próprias técnicas, pois «executar» bem é o fim comum a todas elas». E ainda: «A rede escolar portuguesa vai-se enriquecendo em meios materiais. É muito, muitíssimo para o professor da Nação. Mas pode ser pouco, pouquíssimo, se o corpo docente não puser dentro das paredes da escola o ambiente de amor devido pelos portugueses que estão, aos portugueses que chegam.
Assegurar a cultura nacional, preparar o homem integral — são estes os patrióticos trabalhos que vos incumbem, senhores professores, e por eles o Governo vos está grato».
ESCOLA TRADICIONAL
Vejamos algumas características da escola tradicional:
1 — VERBALISMO
O professor repete tudo aquilo que está escrito ou já foi dito. Por isso preocupa-se com a palavra. O bom professor, segundo esta escola, é o que fala primorosamente, tem gestos espalhafatosos, embora as suas palavras, muitas das vezes, não tenham ligação com a vida real. Transmite apenas uma ciência do que já foi assimilado pelas gerações precedentes.
O aluno para ser considerado bom, deve ter grande poder de memorização, saber livros de cor, muitas definições e, se frequentar um curso superior, deve citar muitos autores, falar de muitas correntes de pensamento, embora muitas delas as conheça apenas de nome. Logo, a missão do professor, é ensinar aquilo que os outros já disseram, falar das verdades já conhecidas sem as submeter à alquimia do pensamento dos alunos.
Esta atitude pode levar o aluno, a partir da adolescência, a ter um completo desprezo pela vida, por esta não ser como os seus autores predilectos a pintaram.
Ler muitos livros, decorar muitas definições, escrever muitas palavras, ter um vocabulário muito rico e muitas vezes sem ideias, eis a grande preocupação da escola tradicional, que, por essa razão, asfixia a iniciativa, a espontaneidade e a actividade da criança.
A grande preocupação deste ensino não é preparar o aluno para a vida, mas para o exame. Uma escola será tanto melhor considerada quanto melhores
forem os resultados dos seus exames, não havendo a preocupação de se verificar se os alunos levam noções e possibilidades de adaptação à vida real.
O abuso da memória pode asfixiar as outras faculdades da criança, pois está cientificamente demonstrado que as faculdades se desenvolvem na medida em que forem estimuladas.
Sem descuidar a cultura geral, mas sem que esta se sobreponha à realidade, o aluno deve ser preparado para se integrar, pouco a pouco, na realidade da vida e da nossa época.
Sem dúvida que a memória é um precioso auxiliar das nossas faculdades intelectuais, mas na medida em que o saber e a cultura se transformem em vivências anímicas.
O ponto da partida da escola tradicional são as palavras, os livros e não as coisas, os factos observados, as realidades da vida. Ora os livros devem ser apenas elementos de consulta de uma cultura geral de base, que possa integrar o aluno na sua vida natural ou sobrenatural.
2 — MOLDES RÍGIDOS DOS PROGRAMAS
Quer dizer, o professor fala para todos os alunos indistintamente, sem se preocupar conhecer a maneira de ser de cada um. Utiliza um só molde para a diversidade psicológica de cada criança, o que é pedagogicamente impraticável. Pode o ensino assim ministrado ser exteriormente verdadeiro, mas intrinsecamente é falso.
A escola não é, não pode ser, como uma grande máquina que fabrica objectos em série, mas deve respeitar o interesse, as tendências, as possibilidades e capacidades de cada aluno. Mas não é preciso somente dizê-lo; é necessário pô-lo em prática.
Embora haja programas para a orientação dos professores, estes devem adaptar os diversos conhecimentos à maneira de ser de cada criança. Logo o trabalho inicial deve consistir em conhecer cada um por si, para o orientar o melhor possível!
3 — ATMOSFERA DEMASIADO ARTIFICIAL E PASSIVA
Atmosfera em que predomina o receio das chamadas, interrogatórios, ralhos, admoestações, castigos... Ambiente onde o aluno que evidencia mais saber, tem prémios, por tudo e por nada, que, na maioria dos casos, vão fomentar a sua vaidade. Prémios que podem consistir apenas em palavras de louvor, de elogio, para os melhores alunos, altercaladas de contínuas repreensões e castigos para os alunos menos dotados. Por tudo e por nada o mau aluno é vexado. Por qualquer bom exercício ou exame, o bom aluno é enaltecido, muitas vezes em público ou em sessões realizadas expressamente para esse efeito!
Um ambiente desta natureza pode gerar a revolta nos alunos menos dotados e que, algumas vezes, dispenderam maior esforço. E não é numa atmosfera assim que se cultiva a sinceridade. Num ambiente assim é inútil falar em força de vontade, carácter, camaradagem, cristianismo, etc. Tudo será inútil, quando os meios são insuficientes e anti-pedagógicos para se conseguir o verdadeiro objectivo.
A preocupação da escola tradicional é preparar, sobretudo, para o exame. Se preparasse para a vida, a vida completa, teria que se servir de meios diferentes dos que utiliza ainda hoje.
4 — É PREJUDICIAL NA EVOLUÇÃO DA PERSONALIDADE DA
CRIANÇA
A formação da personalidade humana faz-se lentamente, mas para que se possa cimentar, a criança precisa de, pouco a pouco, ir tomando noção de responsabilidade. E esta não é possível sem reflexão. Para isso é indispensável que o educador conheça bem cada um dos seus alunos. Como diz Riboulet «o ensino deve individualizar e a educação diferenciar». Tudo isto é necessário para a criança ir robustecendo a sua vontade.
Mas com uniformidade de métodos de ensino para todas as crianças e com um critério subjectivo de apuramento, que fomenta competições humilhantes, o aluno que não consegue rendimento, cai facilmente no desânimo.
Ao contrário, a criança precisa de uma emulação construtiva que a leve a ter confiança em si, nas suas possibilidades e ser apreciada independentemente do esforço ou resultado dos seus companheiros.
A escola tradicional não respeita a evolução natural da criança e obriga-a quase sempre a um esforço superior às suas possibilidades.
Os moldes rígidos de que se serve levam-na a impor a disciplina pela violência.
A escola deve, antes, ministrar um ensino baseado em moldes racionais e pedagógicos, que permitam a evolução natural da personalidade infantil.
5 — INTOLERÂNCIA
Na escola tradicional o professor julga ter sempre razão. Ele é a lei que reina na escola e, por isso, o aluno vive acorrentado à sua vontade. Só o professor julga pensar bem e a iniciativa do aluno quase desaparece. Esta atitude do professor, além de originar um ambiente falso, leva quase sempre a criança à mentira e à inveja. Mente para se impor perante o mestre. Acusa com frequência os companheiros, quando movido pela inveja. O aluno melhor
dotado ou mais classificado julga-se num plano superior em relação aos companheiros. Quer dizer, para o aluno triunfar, necessita tornar-se conformista e dar sempre razão ao professor.
6 — PERDA DE TEMPO
O aluno é obrigado a passar horas e horas seguidas, com alguns intervalos, ouvindo, sentado, num banco, a ciência digerida. Perde, por isso, imenso tempo durante o dia. E, porque na escola não aprende o saber que lhe é exigido, sente necessidade de recorrer ã estranhos para o ajudarem.
A criança precisa não só de saber o que deve fazer concretamente, mas quando sai da es-ola deve ir em condições de, só por si, vencer as dificuldades dos trabalhos que tenha de executar em casa.
Além disso o professor não pode, na grande maioria dos casos, controlar, diariamente, o aproveitamento e debruçar-se convenientemente sobre a evolução espiritual de cada aluno.
Não há educação de «massas», mas a educação só é possível quando a alma do educador aquece, eleva e engrandece a vida espiritual de cada criança. E só quando ensina com métodos adequados, evita perda de tempo. O tempo quando bem aproveitado na escola deve chegar para satisfazer as exigências dos programas.
7 — É ARBITRÁRIO
As perguntas, os exercícios, os próprios exames... variam de professor para professor, de júri para júri. Do mesmo modo variam os resultados de apuramento. Quer dizer, alunos aprovados por um professor, poderiam reprovar noutro, com critério diferente.
O aluno deve saber concretamente o que o professor pretende e, para isso, o método que defendemos simplifica esse trabalho, ao mesmo tempo que o ensino e apuramento se tornam objectivos.
8— ORIGINA A ANGÚSTIA DA CRIANÇA
Muitas doenças podem ser causadas pelos métodos rotineiros de ensino. Os caprichos e austeridade de multes professores podem provocar a angústia e ainda o nervosismo, a cólera, o medo, a mentira, etc.
A distracção quando é motivada por causas doentias, que também têm tratamento apropriado, é, na maioria das vezes, consequência, de o professor falar de assuntos demasiado abstractos e que nada dizem à inteligência das crianças. Quer dizer, o professor julga que o mal está na criança, quando, na maioria das vezes, está nele.
O método da escola tradicional, provoca, em certas sensibilidades e organismos, o terror nocturno e a enurese. É ainda causa de muitos conflitos e ressentimento, do ciúme, da inveja, etc., podendo mesmo contribuir para a infelicidade de muitos lares.
O adulto jamais deve fazer sofrer a criança. Deve exigir-lhe esforço, um esforço proporcional às suas possibilidades, mas nunca fazê-la sofrer.
A angústia expectante (filha de certas disposições de momento: receio de chamadas, exames, etc.) pode transformar-se em neurose angustiosa.
A criança saída da escola e lançada na vida com complexos vários, será sempre um ser deficiente, uma personalidade truncada.
O professor não deve apenas conhecer métodos e processos de ensino; deve pôr seus conhecimentos em prática. E quando a criança não aprende ou não se educa, o professor deve fazer sempre um sério exame de consciência e concluir, lealmente, se o mal está nele ou no aluno.
É URGENTE RENOVAR A ESCOLA TRADICIONAL
É urgente e é possível. Para esse efeito, os professores não precisam de fazer aturados estudos nem ler livros volumosos. Muito menos necessitam de discutir inúmeras correntes pedagógicas. Precisam, acima de tudo, de se debruçar sobre os seus alunos, sobre cada aluno em especial e saber qual o método ou métodos a empregar.
Além disso devem arranjar um método de classificação objectivo, que não esteja sujeito a critérios pessoais, mas que seja uniforme para todos os alunos
Em primeiro lugar há que simplificar os programas. Além disso os livros de consulta devem estar escritos numa linguagem acessível à mentalidade dos alunos mais fracos. E é sobre estes que devem incidir os cuidados especiais do professor.
O método ou métodos empregados devem ser os que que se adaptem à maneira de ser de cada aluno. O método que defendemos, pode ser não ideal mas é sobretudo justo.
Em vez de o aluno passar horas e horas durante o dia a estudar nos livros, ou a observar as paredes da escola ou da cerca, a criança deve explorar convenientemente e racionalmente o meio em que vive. Observá-lo, explorá-lo, e não só as coisas materiais que o formam, mas ainda todos os factores que contribuam para o engrandecimento espiritual do homem.
A criança tem naturalmente uma linguagem realista. Devemos evitar que empregue frases feitas, ou palavras inúteis, com que geralmente valoriza as redacções da escola tradicional.
A escola deve dar aos seus alunos uma educação completa, favorecendo a iniciativa da criança, a sua espontaneidade e actividade.
Deve proporcionar-se à criança um ambiente de trabalho, de harmonia com os seus interesses, tendências, capacidades e possibilidades. Sem descurar a cultura geral, deve integrar-se, pouco a pouco, o aluno na vida e nas exigências dos nossos tempos. Só assim as noções adquiridas terão alguma utilidade.
Sempre que possível, os trabalhos dos alunos devem ser feitos em cooperação, onde não falte o estímulo e a própria cooperação dos professores. O professor deve falar o menos possível e levar os alunos a fazer o mais possível.
A criança não deve ter do estudo uma noção abstracta. Para isso o professor deve, sempre que possível, objectivar as suas iniciativas.
A criança deve viver na escola a sua própria vida e não a vida do adulto.
A escola deve ter, sobretudo a escola cristã, acima de tudo, a preocupação de desenvolver todas as faculdades da criança: as que se relacionem com o desenvolvimento do seu corpo e da sua alma.
— Nunca devemos torturar as crianças. Estas são o que são. O professor deve tentar aperfeiçoá-la a partir do ponto em que nela encontra algumas deficiências. E deve fazer tudo para que as crianças sejam felizes.
— Ê dever do educador que a criança se manifeste livremente, dizendo o que pensa e fazendo o que mais lhe agradar.
Só assim a poderemos orientar e, num ambiente honesto de educação, a criança jamais faltará ao respeito ao professor.
Só deste modo se poderá conhecer bem a criança e, conhecendo-se bem, se poderá orientar convenientemente.
— Respeitemos tudo o que as crianças fazem, considerando as suas actividades tão sérias como as nossas.
— Nunca impor pela violência, porque, geralmente, cria atitudes de revolta.
— Ter a criança sempre ocupada na aula. Ela faz barulho e perturba, geralmente, quando não tem nada que fazer ou está a fazer qualquer serviço contrariada.
— As crianças têm interesse pelas suas coisas e não pelas nossas. E quando sucede o contrário, devemos pensar se o interesse é verdadeiro ou não. Cada uma conclua, depois de fazer ponderadas reflexões.
CONCLUSÕES
O método da «unidade de trabalho» do Rev.° Padre Daniel Goens, se bem que não seja um método na sua totalidade original, tem muito de pessoal. Uma característica predomina em todo ele: ser objectivo na apreciação do saber dos alunos, ao mesmo tempo que estimula a sua actividade. O aluno pode controlar o seu próprio trabalho.
Nas experiências que temos feito de há um ano para cá, não utilizamos apenas a sua técnica. Esta abriu nos novos horizontes e estamos convencidos que dentro de algum tempo poderemos dedicar um número especial à aplicação das nossas experiências, que, embora ensaiadas com alunos do ensino primário, tem igual aplicação às maiorias das disciplinas do ensino secundário.
O controle é rápido e objectivo. Numa sala de trinta ou mais alunos, podemos saber em poucos minutos se prepararam ou não as suas lições.
Quando se destina qualquer actividade ao aluno, não precisa o professor, à semelhança do que geralmente se faz na escola tradicional, perder horas a falar, na maioria dos casos sem qualquer proveito. O professor limita-se apenas a esclarecer os assuntos mais difíceis. O aluno terá depois que assimilar a lição, orientado e esclarecido pelo professor. O tempo aproveitado desta maneira chega-lhe e sobeja-lhe para vencer com facilidade as tarefas diárias que lhe vão sendo destinadas. Segundo a escola tradicional, o aluno, durante o tempo que está nas aulas, apenas se limita a ouvir o professor dissertar longamente sobre todos os assuntos do programa. De harmonia com o método da «unidade de trabalho» o professor chegou ao £m do dia com todas as tarefas executadas e com todas as lições correspondentes aos respectivos testes devidamente sabidas. Não tem necessidade de levar trabalhos para casa, a não ser que voluntariamente os queira fazer, o que sucede com frequência.
Este método adapta-se perfeitamente a qualquer programa, do ensino primário ou secundário.
Seja qual for o trabalho do aluno, é sempre controlado e classificado. Por isso ele sabe que não escapa às malhas de uma apreciação objectiva.
Este método pode à primeira vista parecer difícil, mas é tudo o que há de mais fácil. O principal trabalho consiste na organização dos testes. Pode parecer também que tem um carácter mecânico, mas não. A espiritualidade está no professor e não no método.
Embora o seu emprego torne inútil os exames, há, contudo, possibilidade de o adaptar à técnica dos nossos exames, com a certeza prévia que será objectiva a classificação. Para isso tudo deve ser honesto e objectivo. O aluno deve saber concretamente o que o professor pretende que ele aprenda. Caso contrário transforma-se o exame em jogo de lotaria.
Certamente que o emprego racionai obrigaria a uma revisão dos programas e dos livros escolares, mas mesmo utilizando os livros existentes, já apresenta inúmeras vantagens.
O seu emprego evita muitos dos defeitos que caracterizam a escola tradicional. Desaparece o verbalismo; a rigidez dos programas, e bem assim a
atmosfera artificial e passiva, tão prejudicial à verdadeira educação da criança. O professor deixa de ser intolerante e autoritário, porque não vai para a escola impor os seus pontos de vista, nem fazer discursos, mas ouvir e solucionar todas as questões apresentadas pelas crianças. Além disso não perde tempo com coisas inúteis, pois todo ele é escrupulosamente aproveitado. Desaparece a arbitrariedade, isto é as diversas e por vezes antagónicas faculdades de julgar e, por isso mesmo, a criança trabalhando numa atmosfera própria, num ambiente de harmonia com as suas exigências, longe de criar complexos vários, sente-se feliz e prepara-se conscienciosamente para a vida, não para a vida dos heróis de romances, mas para a vida tal qual é, com todas as suas tristezas e alegrias.
Terminamos como começamos: «Em face de novos problemas, temos de criar novos métodos de actuação», única maneira de nos adaptarmos às exigências da vida social, satisfazendo as mais elevadas exigências da nossa vida intelectual, moral e religiosa.
JOÃO FRADE CORREIA
1 comentário:
Demonstra uma inteligência fora de série e uma enorme dedicação ao ensino. Tenho muito orgulho no meu Avô que não conheci pessoalmente mas que o meu Pai me ensinou a conhecer, admirar e Amar.
Enviar um comentário